Primeira Conferência de mulheres parlamentares dos países membros do P20

No âmbito da presidência brasileira do P20, o Parlamento Brasileiro organizou a primeira Conferência dedicada às mulheres parlamentares do G20, que foi realizada em Maceió, no Estado de Alagoas, nos dias 1 e 2 de julho de 2024, antecipando a 10ª Cúpula Brasília P20 previsto para novembro. A Conferência contou com a participação de mais de 200 autoridades, incluindo parlamentares e representantes de organizações internacionais, e teve como tema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”.

Durante a conferência foram abordadas as seguintes pautas: promoção da justiça climática e do desenvolvimento sustentável para mulheres e meninas; aumentar a participação feminina nos espaços de tomada de decisão; combater as desigualdades, promovendo a autonomia econômica das mulheres.

Lembre-se que o G20 é um organismo internacional informal criado em 1999, que inclui a União Europeia e os 19 países mais industrializados do mundo, incluindo os membros do G7 e dos BRICS, bem como a Austrália, a Arábia Saudita, a Argentina, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia. A Espanha participa como Convidado Permanente e a Holanda é convidada desde 2017.

A dimensão parlamentar do G20 nasceu em 2010 por iniciativa do Canadá, envolvendo inicialmente apenas os presidentes das Câmaras Altas e dos parlamentos unicamerais dos países do G20, com reuniões realizadas em Ottawa, Seul, Riade e Cidade do México. Depois de uma pausa, em 2018 foi retomado num novo formato que inclui também os presidentes das câmaras baixas, assumindo o nome de P20.

O P20 realiza-se anualmente em colaboração com a União Interparlamentar, seguindo a rotação da Presidência do G20. Cada reunião discute temas de interesse comum e adota uma declaração final. A Itália sediou o P20 em 2021 em Roma. O Presidente do Parlamento Europeu participa desde 2018. A última reunião do P20 realizou-se em Nova Deli, em 2023, com a participação do Presidente da Câmara dos Deputados italiana, Lorenzo Fontana. As futuras presidências do P20 serão a África do Sul em 2025 e os Estados Unidos em 2026.