Copa: por que a Itália veste azul? E o Brasil amarelo?
Por que a Itália joga com uma camisa azul se não há nada de azul na bandeira do país?
No futebol, a camisa é um emblema – e também um eventual escudo perante a vergonha de uma derrota.
Quando a Inglaterra foi eliminada da Copa do Mundo do México, em 1970, pela histórica seleção brasileira, dois gigantes da partida, Bobby Moore, capitão da Inglaterra, e Pelé, se encontraram no meio do campo e trocaram suas camisas como forma de celebrar o encontro memorável.
A cor das camisas de um time é uma questão de orgulho nacional. E não se trata de uma escolha aleatória, porque a camisa é respeitada quase tanto quanto a bandeira.
A ‘Azzurra’
Direito de imagemGETTYImage captionDino Zoff com o time campeão do Mundial na Espanha em 1982
A imagem de Marco Tardelli durante a final da Copa do Mundo na Espanha, em 1982, gritando emocionado, com sua camisa azul erguida enquanto cruzava o estádio Santiago Bernabéu, deu a volta ao mundo.
Mas por que o azul? Por que não o verde dos “vales verdes de Lombardía” ou o vermelho dos “vulcões”, como escreveu o poeta Francesco Dall’Ongaro se referindo à bandeira italiana?
É que a formação da nação italiana, como a conhecemos hoje, foi um tanto quanto confusa.
Durante séculos, a Itália, mais do que um país, era uma ideia de nação, que começou a ganhar forma com os esforços de Garibaldi e mais tarde do rei Victor Emmanuel 3º, na primeira metade do século 20.
Foi durante o reinado do monarca que o famoso time de futebol italiano iniciou sua participação em competições internacionais.
No dia 15 de maio de 1910, a seleção jogou seu primeiro jogo internacional contra a Alemanha.
“A equipe italiana ficou famosa com a cor azul, mas na verdade seu primeiro jogo internacional foi disputado com camisa branca, a cor do brasão real”, disse o assessor de imprensa da Federação Italiana de Futebol, Diego Antenonzio, à BBC Mundo.
Só em 1922 que o time começou a usar o azul, que era a cor da bandeira da casa real de Sabóia, a que pertencia ao rei Victor Emmanuel 3º.
Com essa cor, a “Azzura” (azul) alcançaria sua antiga glória: o título de 1934.
Na época, Benito Mussolini até quis vestir a equipe de preto, como parte de sua propaganda, mas o time manteve o azul que hoje é famoso em todo o mundo.
Seleção Canarinho
Direito de imagemREUTERSImage captionA camisa amarela passou a ser o uniforme oficial da seleção canarinho a partir de 1953
Se alguém ainda tem dúvidas sobre os reflexos da derrota da Copa do Mundo de 1950 no futebol brasileiro, o trauma mexeu até com a cor da camisa usada pela seleção a partir de então.
Quando sediou o Mundial, há 64 anos, o Brasil jogava a quarta Copa com camisas brancas, desta vez com uma gola “polo” em substituição ao modelo “V”. Mas, três anos depois, o jornal carioca Correio da Manhã promoveu um concurso para escolher o novo modelo do uniforme brasileiro, vencido pelo desenhista, jornalista e escritor Aldyr Schlee.
A camisa verde-amarela criada pelo então jovem de 19 anos foi capa do jornal em 17 de dezembro de 1953: “Escolhida oficialmente a nova camisa da CBD (Confederação Brasileira de Desportos)”.
No ano passado, em entrevista ao canal SporTV, Schlee criticou o uniforme que será usado pelo Brasil nesta Copa de 2014 – apesar de manter o desenho das cores por ele criado, o incomoda pela gola em “Y”.
“Detesto a camiseta porque eu vejo que, mais uma vez, não há nenhuma preocupação em utilizar algo que projete nossa seleção. Pelo contrário, está diminuída nesta camiseta que corresponde a um pijama”.
De amarelo, o Brasil venceu a Copa de 1958 – ainda que a final, por ser disputada contra a também amarela Suécia, foi jogada com camisa azul -, 1962, 1970, 1994 e 2002.
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/06/140610_camisas_times