Parlamentares do Brasil e Itália discutem relações econômicas, sociais e culturais

 

Parlamentares do Brasil e da Itália participaram nesta terça-feira (5 de julho), na Câmara dos Deputados, de um seminário para discutir as relações econômicas, sociais e culturais entre os dois países. Este é o quinto encontro do grupo.

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), ressaltou a importância de fomentar as relações e os negócios entre os dois países e lembrou que a Itália está entre os 10 principais parceiros comerciais do país. “Atualmente, aproxima-se de 1200 o número de empresas italianas atuando no Brasil, com um estoque de capital de cerca de 17 bilhões de dólares em 2014 e aporte de US$ 1,7 bilhão só em 2015. Estima-se que essas companhias italianas empreguem cerca de 150 mil funcionários. São números impressionantes”, avaliou.

A deputada ítalo-brasileira Renata Bueno enfatizou os avanços na política italiana nos últimos anos e destacou a reforma constitucional que já foi aprovada pelo Parlamento e que passará por um referendo em outubro. A deputada disse que 30 milhões de brasileiros têm descendência com italianos e defendeu um Estatuto do Estrangeiro. “É necessário abrir as portas do Brasil para os estrangeiros que vivem aqui e pagam impostos. Eles precisam participar das decisões. Há muita burocracia para renovar cidadania, tirar passaporte, validar diplomas de cursos feitos no exterior. Precisamos dar mais atenção a essas pessoas”, exemplificou a deputada.

brasilitalia5_1

A vice-presidente da Câmara italiana, Marina Sereni, disse que a Itália vem acompanhando com atenção as mudanças políticas que aconteceram no Brasil e que o país confia nas instituições e na democracia brasileira

A parlamentar exaltou o “excelente nível das relações com o Brasil” e elogiou a atuação dos parlamentares ítalo-brasileiros, Renata Bueno e Fábio Porta, fundamentais para promover ações entre os dois países.

O grupo parlamentar será recebido esta semana por diversas autoridades. Hoje, às 17h, os deputados conversam com o presidente em exercício, Michel Temer, no Palácio do Planalto. Amanhã, eles têm agenda com o ministro de Relações Exteriores, José Serra, e com o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Também participaram do seminário o deputado italiano Mirko Busto e os deputados brasileiros Carlos Zarattini (PT-SP), Eros Biondini (PROS-MG), Ronaldo Benedet (PMDB-SC), Flávia Morais (PDT-GO), Ricardo Tripoli (PSDB-SP), Arlindo Chinaglia (PT), Eráclito Fortes (PSB-PI), Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), Mendes Thame (PV-SP), entre outros.

Link notizia: http://www.pps.org.br/2016/07/05/parlamentares-do-brasil-e-italia-discutem-relacoes-economicas-sociais-e-culturais/

Escute também a entrevista que deixei: http://www.pps.org.br/2016/07/05/renata-bueno-defende-mais-direitos-para-estrangeiros-que-vivem-no-brasil/

Para saber mais sobre os trabalhos da Comissão: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/seminario-brasil-italia-sera-realizado-em-5-de-julho-de-2016/image/image_view_fullscreen

Categoria: ,
 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X