Renata Bueno apresenta suas considerações ao Presidente da Itália

 

Foi destaque na imprensa nacional e internacional a participação da deputada Renata Bueno na reunião com o presidente da Itália, Sérgio Mattarella. Única mulher ouvida no dia de hoje (09/12) e primeira brasileira a participar de uma reunião para definições sobre futuro político da Itália, Renata Bueno foi notícia na imprensa escrita, falada e televisiva.


A deputada ítalo-brasileira Renata Bueno defendeu nesta sexta-feira (09), em encontro com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, a formação de um governo amplo no país que possa superar a instabilidade política que se instalou após a renúncia do primeiro-ministro Matteo Renzi. O primeiro passo, ressaltou a parlamentar, é a reforma da lei eleitoral italiana para que novas eleições possam ser realizadas com calma em 2017. Mattarella está ouvindo desde quinta feira os representantes de 23 delegações que representam as forças políticas do país. É a primeira vez que uma brasileira participa de uma reunião desse tipo que define o futuro político da Itália em momentos de crise. As consultas prosseguem até sábado, quando serão ouvidos os representantes dos maiores partidos.

“No encontro deixei claro que estava vindo não só em nome dos italianos que vivem no exterior, mas trazendo uma visão de como o exterior enxerga a tradicional instabilidade política da Itália. Propusemos um governo de ampla participação das forças políticas, justamente para dar um pouco mais de estabilidade para o novo governo. Temos que superar a lei eleitoral, que precisa ser reformulada. É um momento em que precisamos de calma”, afirmou a parlamentar, que reconhece que existe uma pressão para convocação urgente de novas eleições, o que ela considera não ser o melhor caminho.

A queda do governo italiano aconteceu após a derrota de Renzi no referendo que consultou a população sobre a reforma da Constituição. Idealizador da reforma, Renzi viu sua proposta ser rejeitada por quase 60% dos eleitores e entregou o cargo na última quarta-feira.

Renata Bueno avalia, no entanto, que apesar te ter perdido no referendo, o governo Renzi promoveu excelentes iniciativas que não podem ser abandonadas. “Esse novo governo temporário e amplo que defendemos precisa terminar algumas ações fundamentais iniciadas por Matteo Renzi, até porque ele patrocinou movimentos interessantes para o exterior. Retomou a posição com a União Europeia, firmou acordos importantes com potências como os Estados Unidos e fez visitas fundamentais na América do Sul. Para nós foi muito bom ter a presença de Renzi e de vários ministros da Itália não só no Brasil como em outros países da região. Isso restabeleceu um relacionamento muito importante com o exterior. Superada essa fase, que chamemos novas eleições”, disse a deputada, que se colocou a disposição do presidente Mattarella para colaborar com a formação de um novo governo técnico.

Renata Bueno, que é vice-presidente do Grupo Misto e líder do USEI (União Sul-Americana de Emigrados Italianos), explica que duas possibilidades para a superação da crise estão colocadas na mesa. “Estamos definindo se será formado um governo técnico, com a participação ampla das forças políticas, ou se será preciso convocar novas eleições em breve. Caso seja formado um governo amplo, cada partido ou grupo será consultado como deseja participar”, explicou a parlamentar, que foi eleita para o Parlamento italiano em 2013 com os votos de sul-americanos com dupla cidadania e italianos resistentes na América do Sul.

A parlamentar reforçou ainda que a melhor saída para a crise seria a formação imediata de um governo técnico. “Tenho a opinião que o governo técnico tem que ser formado de qualquer maneira, porque é uma fase transitória. Também tem que ser feita a lei eleitoral porque hoje só temos em vigor uma lei para a Câmara dos Deputados, já que na reforma da Constituição, rejeitada no referendo, era prevista a abolição do Senado. E isso dependerá ainda de consultas e de uma posição do Supremo Tribunal Federal. Só depois seria possível convocar novas eleições. É certo que não dá para ficar esperando o fim dessa nossa legislatura, que acabaria em setembro do ano que vem, mas as coisas precisam ser feitas com calma. A Itália está passando por um período polêmico, passa por uma crise política, mas não pode ficar sem um governo forte”, defendeu Renata Bueno.

Referendo

A deputada ítalo-brasileira percorreu o Brasil e outros países da América do Sul para fazer campanha pelo voto sim no referendo que consultou os eleitores sobre a reforma da Constituição da Itália. No Brasil, ajudou a conseguir cerca de 84% de votos “sim” no referendo de Renzi. Entre os principais pontos da reforma estavam o fim do bicameralismo perfeito, o que representa mudanças nas atribuições da Câmara e Senado; a abertura de possibilidade de apresentação de projetos de iniciativa popular; e o esclarecimento das competências entre estados e regiões.

Fonte: http://www.pps.org.br/2016/12/09/em-reuniao-com-presidente-da-italia-renata-bueno-defende-formacao-de-governo-amplo/

Leia também:
IMPRENSA BRASILEIRA E ITALIANA:

Fontes Brasileiras:

http://www.pps.org.br/2016/12/09/em-reuniao-com-presidente-da-italia-renata-bueno-defende-formacao-de-governo-amplo/

http://m.folha.uol.com.br/mundo/2016/12/1839871-presidente-da-italia-consulta-brasileira-deputada-em-negociacao-por-premie.shtml
whatsapp-image-2016-12-10-at-14-38-13-folha-de-sp

https://www.bemparana.com.br/noticia/478388/presidente-da-italia-consulta-renata-bueno-sobre-novo-premie

http://www.otempo.com.br/capa/mundo/brasileira-orienta-presidente-da-it%C3%A1lia-sobre-futuro-premi%C3%AA-1.1410186
whatsapp-image-2016-12-10-at-13-17-05-articolo-mg

Fontes italianas:

https://www.radioradicale.it/scheda/494475/consultazioni-del-presidente-della-repubblica-mattarella-a-seguito-delle-dimissioni

http://video.corriere.it/bueno-usei-idea-preoccupati-questa-crisi-governo/e3d0c5be-be11-11e6-b49e-d6d34448037e?refresh_ce-cp
image-1

http://www.corriere.it/la-crisi-di-governo//notizie/consultazioni-peones-quirinale-giorno-picoli-cima-colle-73a53828-bdd6-11e6-b49e-d6d34448037e.shtml
corriere_bueno_101216
image-1

http://www.giornaledibrescia.it/italia-ed-estero/quirinale-la-lunga-giornata-delle-consultazioni-1.3136692

http://www.italiachiamaitalia.it/consultazioni-bueno-usei-al-quirinale-pronti-sostenere-ampio-governo/

Categoria: ,
 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X