PORQUÊ UM DIA DA EUROPA?

 

No dia 9 de maio, Dia da Europa, comemora-se a paz e a unidade no continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

Atividades especiais para assinalar este dia se estendem ao resto do mundo.
Em cooperação com as embaixadas dos países da UE, as delegações da UE organizam atividades nos respetivos países sobre o tema A Europa no mundo. Conferências, concursos, festivais de cinema e outros eventos apresentarão o melhor que a UE tem para oferecer.

Confira a programação no Brasil: http://www.semanadaeuropa.org/

E se quiser saber mais sobre a Europa, vale a pena entrar neste site: http://europa.eu/index_pt.htm

Per approfondire, condividiamo l’articolo in italiano: http://www.tpi.it/mondo/europa/festa-delleuropa-9-maggio

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X